Prezado revendedor,

Nesta última semana atravessamos uma grave crise que afetou economicamente todo o Brasil e, consequentemente, nosso setor. Ela foi resultado de um justo protesto de uma categoria, mas que provocou um desabastecimento generalizado.

O Sindipetro Serra Gaúcha iniciou uma mobilização ainda na sexta-feira (25), para tentar reduzir alguns impactos. A intenção era buscar alternativas para abastecer os postos da região, mas tínhamos muitas limitações e impedimentos. Assim, optamos por tentar garantir a manutenção dos serviços de emergência da Serra ­– Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Bombeiros e ambulâncias. Para realizar essa ação, mantivemos contato constante com os comandos Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO/Serra) e do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) – que atuaram prontamente. Posteriormente, contatamos os comandos regionais dos Bombeiros e da Polícia Civil.

Após, de forma sigilosa, para não prejudicar a segurança, iniciamos a organização e planejamento de um primeiro comboio para trazer gasolina para as revendas de Caxias do Sul. Obviamente não podíamos divulgar abertamente e nem incluir todos os postos por questões de segurança. A estratégia se mostrou eficiente e vários caminhões de empresas com frota própria conseguiram chegar em Esteio e outros, que estavam carregados na base, puderam retornar com uma escolta da BM. O combustível foi chegando aos postos da cidade e os abastecimentos foram ocorrendo com normalidade, tendo acompanhamento e monitoramento de policiais militares.

A partir daí, com um resultado positivo e sem problemas nesta operação, ampliamos para outras cidades da região a possibilidade de trazer mais combustível. Planejamos levar outro comboio com caminhões com escolta do 12º BPM para a manhã do feriado de quinta-feira. Os PMs foram até o ponto de encontro, mas, felizmente, não houve a necessidade de realizar mais uma descida com escolta. Naquele momento a situação começava a se normalizar e não havia mais bloqueios na rodovia. Várias empresas optaram pode fazer o transporte sem acompanhamento policial.

Agora, após encerrado esse trabalhado de gerenciamento de crise, que contou com toda a nossa equipe administrativa e vários diretores da entidade, podemos afirmar ter sido um sucesso. Mas todas essas operações só foram possíveis pelo grande empenho e dedicação da nossa diretoria, revendedores e dos comandos do CRPO/Serra e do 12º BPM, que não mediram esforços para tornar tudo isso possível.

Desde o primeiro momento, pensamos no que poderia ocorrer se a segurança pública ficasse desabastecida. Por isso, acreditamos ter contribuído singelamente para que a sociedade não fosse ainda mais prejudicada com a atual situação do país.

Muito obrigado pelo apoio e compreensão!

Eduardo D'Agostini Martins
Presidente Sindipetro Serra Gaúcha