Natal Legal diferente, mas presente

O Natal Legal deste ano foi muito diferente de todas as outras 14 edições. A entrega de mais de 3 mil brinquedos não teve abraço, sorriso e um muito obrigado das crianças. Isso por causa da pandemia, que impediu que a distribuição reunisse a garotada. O Sindipetro deixou os itens na Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan) e no 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), que também realizou campanha semelhante e distribuiu as arrecadações entre outras quatro entidades.

Desde 2007 o sindicato e os postos associados promovem a ação solidária, mas neste ano a campanha foi adaptada sem perder a essência de entregar alegria para muita gente. Devido ao Covid-19, as doações tiverem de ser deixadas para os profissionais do Hospital Geral, da Casa Tira Laura, do Centro de Convivência Santo Antônio e da Entidade de Assistência à Criança e Adolescente, mas sem a presença das crianças.

Por dois dias, 22 e 23 de dezembro, viaturas da Brigada Militar percorreram alguns locais da cidade para distribuir os itens.  Não foram vistos olhos arregalados, sorrisos e nem ouvido o tradicional coro de muito obrigado (!) entoado pela garotada. Mesmo assim, as atividades foram emocionantes pelo relato dos profissionais da área, que trabalham nestas instituições e sabem da realidade destas crianças e como elas aguardam ansiosas para receber um brinquedo.

A coordenadora de Projetos Sociais do Hospital Geral, Silvana Maziero, descreveu que alguns pacientes receberam, mas, em alguns casos, a família tem mais filhos e não consegue presentear a todos. “Com esses que vocês deixaram aqui, vamos poder dar para esses outros e tornar o Natal deles um pouco melhor. Depois que passar a pandemia, vocês têm de vir aqui, para ver como eles e os familiares ficam quando realizamos essas ações”.

O soldado Ribeiro, que acompanha a caravana há três anos, também se emociona e fica gratificado por realizar essa atividade e levar um pouco de alegria. “A gente procura fazer a nossa parte e é muito legal ver que as crianças gostam e ficam felizes”, explica Ribeiro.

Nesta edição, o grupo caxiense de motociclistas Abutre´s também fez doações e participou de algumas entregas.

23/12/2020