Sindicatos pedem vacinação prioritária para funcionários

O Sindipetro Serra Gaúcha, o Sulpetro e o Sintrapostos encaminharam à Secretaria Estadual da Saúde documento solicitando a inclusão dos profissionais e empresários que atuam nas revendas gaúchas entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. As três entidades destacam que, como o serviço é essencial e não pode parar, há a necessidade de imunização deste grupo.

O texto encaminhado ao governo gaúcho explica que as contaminações no setor geram, “além da possibilidade de internações e até mesmo o risco de morte, o afastamento de colaboradores das rotinas diárias de trabalho.”

“Mesmo adotando todos os protocolos e cuidados necessários, como distanciamento sócial, uso de máscara, higienização das mãos e das áreas de trabalho, há riscos de contaminação por termos contato diário com muitas pessoas. Por isso a importância da imunização”, afirma o presidente do Sindipetro, Eduardo D’Agostini Martins.

O documento ressalta ainda que, no Estado, são cerca de 2,8 mil empresas do segmento trabalhando para oferecer, em primeiro lugar, serviços de abastecimento de combustíveis. “Mas há também outras atividades que são igualmente relevantes neste ambiente, como lojas de conveniência, trocas de óleo, oficinas mecânicas, entre outras. Neste sentido, é fundamental a inclusão deste ramo como grupo preferencial a ser imunizado.”

O ofício é assinado pelo presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua, pelo presidente do presidente do Sindipetro Serra Gaúcha, Eduardo D’Agostini Martins, e pelo vice-presidente do Sintrapostos, Rosalvino Souza Gama.

20/01/2021