Receba nossa newsletter

Notícias

Sistema de medição a partir de setembro

 

Todos os postos de combustíveis do país devem – obrigatoriamente – ter sistema de medição volumétrica nos tanques a partir do dia 21 de setembro deste ano. A determinação consta na Portaria 427/2021 do Ministério do Trabalho. 

 

Confira os itens desta nova exigência:

9.2 – Os PRC em operação e que já possuem tanques de armazenamento com viabilidade técnica para instalação de sistemas de medição eletrônica devem instalar o sistema eletrônico de medição de estoque.

9.2.1 – Os tanques de armazenamento com viabilidade técnica para a instalação de sistemas de medição eletrônica são aqueles que possuem boca de visita, câmara de contenção de monitoramento eletrônico e que possuem linhas de conexão já instaladas, de modo a não ter que realizar obras de infraestrutura

9.2.1.1 – O sensor de monitoramento eletrônico de estoque deve ser instalado apenas em tanques subterrâneos que atendam à exigência constante do subitem 9.2.1 e que possuam paredes duplas, interstício, tubo de monitoramento e caixa de passagem para monitoramento de interstício.

9.2.1.2 – Os PRC que necessitam de obras de infraestrutura para instalação de sistemas de medição eletrônica deverão promover a instalação destes equipamentos, quando da renovação de sua licença ambiental.

9.2.1.3 – A substituição dos tanques subterrâneos deverá ser precedida de licença ou autorização ambiental e realizada por profissional da engenharia e empresa devidamente acreditada pelo Inmetro.

9.2.1.4 – O prazo de validade dos tanques será aquele fixado pelo órgão ambiental competente, devendo ser respeitada a sua vida útil.

16/06/2023

Filiado à

Fecombustíveis

Patrocínio

Databoff

Apoiadores de Gestão

JS Engenharia e Segurança do Trabalho

Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Bairro Jardim América - 95050-520 - Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 3222.0888

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia