Desde 1º de janeiro, o usuários dos combustíveis estão consumindo uma gasolina com menor teor de enxofre: 50 partes por milhão, contra a que vinha sendo comercializada, de 800 partes de enxofre por milhão. A Petrobras anunciou nesta terça-feira (7) que a nova gasolina S-50 substitui integralmente o antigo produto em todo o país.
A Petrobras anunciou ainda que em 1º de janeiro saiu do mercado o diesel S-1800 de uso rodoviário. O diesel no mercado fica sendo o S-10 e o S-500. Frederico Kremer, gerente de Soluções e Desenvolvimento de Produtos do Abastecimento da Petrobras, disse que os benefícios da nova gasolina alcançam toda a sociedade, quem tem carro e quem não tem.
"Visualizamos a sociedade como um todo. A nova gasolina tem menor impacto ambiental, a qualidade do ar beneficia mesmo quem não tem carro", disse ele.
Segundo explicou, a gasolina S-50 reduz as emissões de gases em motores fabricados a partir de 2009 em 60% de óxido de nitrogênio; em 45% de monóxido de carbono; e em 55% de hidrocarbonetos totais não queimados.
Para o usuário, o benefício é a maior proteção do motor. A gasolina S-50 tem baixa formação de depósitos em válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão. "Garante a vida útil mais longa do motor", disse.
Kremer explicou que de 2005 a 2013 a Petrobras investiu R$ 20,6 bilhões em 21 novas unidades nas refinarias para a produção da S-50. Mas o preço da gasolina não sofrerá alterações por conta da mudança.
Fonte: G1
10/01/2014
Desenvolvido por TUA Web Tecnologia