Receba nossa newsletter

Notícias

Licenciamento de postos de combustíveis pode ser feito online

Foto 1: Karine Viana

Foto 2: Daniela Barcellos

 

 

Os proprietários de postos de combustíveis no Rio Grande do Sul poderão, a partir de agora, protocolar pedidos de renovação de licenciamento de operação online, no site da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) – www.fepam.rs.gov.br.  O ato de assinatura da portaria ocorreu na tarde desta quinta-feira (2), no Palácio Piratini. A solenidade contou com a presença de diretores do Sindipetro Serra Gaúcha.

O presidente da Sindipetro Serra Gaúcha, Luiz Henrique Martiningui, reforçou que a solução tecnológica coloca o Rio Grande do Sul em uma posição privilegiada em relação a outros estados.

"O governo do Estado dá mais um passo para agilizar e desburocratizar o licenciamento ambiental, e avançar na qualificação dos serviços", afirmou o governador José Ivo Sartori. A iniciativa soma-se, segundo Sartori, às ações que estão sendo feitas pelo governo desde o início da gestão para destravar processos na área ambiental.

Entre os exemplos, estão o sistema de modernização do licenciamento, a sala de atendimento integrado, o sistema de outorga da água (Siout) e o convênio de delegação de competência a municípios.

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora da Fepam, Ana Pellini, afirmou que a medida representa um grande avanço no caminho da modernização da gestão ambiental. "O licenciamento online traz mais facilidade, já que o empreendedor ou responsável técnico poderá protocolar o pedido de qualquer local, sem precisar ir até a Fepam", destacou Pellini.

O processo de renovação online da licença de operação ocorrerá somente quando o protocolo estiver completo, com todas as informações necessárias para a análise técnica. Isso dará mais segurança a todos os envolvidos, já que o processo vai tramitar dentro do padrão institucionalizado pelo órgão ambiental.

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro a licenciar os postos de combustível. O licenciamento ambiental desta cadeia produtiva é feito há 20 anos. Ao final da solenidade, Martiningui aproveitou para entregar exemplares do documentário Onde a Viagem Começa exemplares do livro Quilômetro Rodado, que resgatam a história do Sindipetro e do segmento na região.

 

03/06/2016

Filiado à

Fecombustíveis

Apoiadores de Gestão

JS Engenharia e Segurança do Trabalho

Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 - Bairro Jardim América - 95050-520 - Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 3222.0888

Desenvolvido por TUA Web Tecnologia