Receba nossa newsletter

Feira incentiva o mercado de conveniências na Serra Gaúcha

*Jennifer Bauer

A 6ª edição da Expo Conveniências, organizada pelo Sindipetro Serra Gaúcha, ocorreu no dia 13 de setembro, no Samuara Hotel, em Caxias do Sul. Neste ano a feira reuniu mais de 30 expositores que apresentaram seus produtos e serviços para postos de combustíveis e lojas de conveniências.

O evento, realizado a cada dois anos, mostra a necessidade de desenvolver e incentivar cada vez mais o segmento de lojas de conveniências na região. Um mercado crescente e com um potencial de expansão ainda muito grande. Isso se comprovou em uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostra e que foi apresentada na 6ª Expo. Ela apontou que 52% dos usuários de postos não são clientes das conveniências.

Mesmo com esse grande mercado a ser conquistado, o segmento movimentou no ano passado no Brasil todo quase R$ 7,5 bilhões. Para o presidente do Sindipetro, Eduardo Martins, isso demostra como os postos podem se beneficiar com esse serviço.

“Isso significa que há um potencial muito grande a ser explorado, que temos que investir cada vez mais nesta área. Por isso, estamos reunindo na Expo Conveniências revendedores e os principais fornecedores para incentivarmos cada vez mais negócios”, afirmou.

As maiores marcas de produtos estiveram expondo na feira, que também proporcionou aos visitantes uma intensa programação de palestras durante o dia. A fala do empresário e ex-presidente do Sindipetro, Paulo Tonolli, na apresentação “Como transformar números em bons negócios” colocou à disposição dos ouvintes possibilidades de explorar o mercado, tornando as lojas mais atrativas, melhorando o atendimento e a disposição de produtos.

“A palestra é baseada nos dados da pesquisa, é muito interessante para quem participa da Expo. O que é apresentado ajuda o revendedor a conhecer melhor o perfil do seu cliente, fazendo com que determine com mais precisão quais pontos precisam ser mudados no seu negócio”, complementou Tonolli.

A tarde foi destinada a Dado Schneider e Steven Dubner. O primeiro, doutor em Comunicação, trouxe para o evento o tema “O mundo muda, a palestra muda”, onde aborda o comportamento social de forma mais ampla, falando das mudanças causada pelo encontro de gerações. “Quem tem empresa familiar, por exemplo, quando chega o momento de passar a administração para a geração futura, afirma que é preciso continuar fazendo as coisas do mesmo jeito, porque sempre deu certo. Mas não é bem assim, é preciso ter consciência de que aquela era outra época e continuar fazendo as coisas como no passado pode colocar em risco todo o esforço feito anteriormente”, explicou.

Dubner, que é um dos fundadores da Associação Desportiva para Deficientes (ADD) e já atuou junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro e à Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, apresentou ao público: “Não sabendo que era possível, ele foi lá e fez”. Dubner contou histórias que vivenciou com a atletas paraolímpicos, mostrando como cada um foi capaz de superar as limitações. “As pessoas não percebem que são capazes de conseguir o que quiserem. Todo mundo pode superar seus desafios. A distância mais longa é entre a cabeça e o coração, e essa palestra mostra isso. Quando uma pessoa vê um atleta paraolímpico ganhando uma medalha, ela percebe que precisa se valorizar mais, que também pode atingir seus objetivos”, comentou Dubner.

Mesmo com crescimento do setor, que reflete na expansão da Expo Conveniências, o cenário é oportuno para novas possibilidades. “Atualmente nem todos os postos têm lojas, mas a tendência é ter. Apesar de ser um mercado que cresceu muito, tem a aposta das grandes companhias, que investem em marketing neste setor. É um bom ponto de reforço da marca, da revenda”, destacou Martins.

* Especial para o Sindipetro

01/10/2018

Filiado à

Fecombustíveis